Agosto Dourado: Saiba como ajudar uma nova mãe a amamentar o bebê

Começa, neste mês de agosto, o Agosto Dourado, mês de campanha de disseminação de informações que estimulem o aleitamento materno.

O tema deste ano é “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!”. Ou seja, o objetivo da campanha é incluir os homens e mostrar que eles podem fazer muito para apoiarem as mães de seus filhos neste momento tão delicado e cansativo.

Portanto, pais, vejam nossas dicas para vocês participarem mais desse momento e ajudarem as mulheres a terem uma amamentação mais tranquila e saudável:

– Sempre que puder, fique com o bebê quando ele não estiver mamando. A única coisa que o pai não pode fazer é dar o peito. De resto, os pais podem segurar o bebê para arrotar, trocar fralda, dar banho, ninar para dormir, levar para passear etc.

– Assuma a maior parte das tarefas de limpeza e manutenção da casa. Dividir essas tarefas é importante o tempo todo, é claro, mas é ainda mais crucial no período de amamentação mais intensa, quando a mulher vai estar muito cansada e sobrecarregada para pensar em lavar a louça ou a roupa.

– O descanso da mãe é importante para a produção de leite. Proporcione momentos de relaxamento para a mulher. Fique com o bebê para ela tirar um cochilo, assistir algo na TV ou dar uma voltinha na rua.

– Leve um copo de água ou um lanchinho para a mãe quando ela estiver amamentando.

– Tente participar das consultas no pediatra, principalmente no início da vida do bebê, quando elas são mais frequentes e a mãe se sente mais insegura em sair sozinha com o filho recém-nascido.

– Tente “blindar” a mãe de palpites não solicitados e críticas de outros membros da família.

– Amamentar exige tempo e energia, e muitas vezes é bastante doloroso no começo. Mostre-se sempre presente e seja atencioso com a mãe e o bebê, para ajudá-la nessa adaptação.