Brincar na natureza melhora imunidade das crianças a curto prazo

 

De acordo com estudo publicado pela Universidade de Helsinque, na Finlândia, no Science Advances  , o hábito de brincar na natureza é benéfico para a imunidade das crianças.LEIA TAMBÉM:

Após estudarem 75 crianças com idades entre 3 e 5 anos em 10 creches finlandesas, os pesquisadores chegaram a conclusão que brincar na natureza é benéfico para a saúde das crianças.

Para este estudo, os cientistas fizeram quatro das instituições trocarem o piso coberto por cascalho de seus playgrounds por um gramado natural de floresta. Os parques das outras seis creches não passaram por modificações, deixando as áreas verdes e chão de cascalho.

 

A análise foi feita durante 28 dias, com os pequenos sendo incentivados a brincar nos parquinhos. Além disso, nas creches reformadas, os funcionários elaboraram atividades especiais para os alunos interagirem com a natureza, como plantar.

Após esse período, os pesquisadores analisaram as fezes, pele e sangue das crianças de todas as creches. Foi descoberto que o microbioma intestinal e o microbioma cutâneo dos alunos das creches reformadas estavam mais diversos, além de apresentarem uma presença maior de proteínas anti-inflamatórias. Por conta disso, a imunidade delas havia melhorado significamente.

Os alunos de creches com playgrounds cobertos por cascalho não tiveram os mesmos resultados.