Dicas de estudos para adolescentes durante a quarentena

Não é fácil conciliar homeoffice com cuidados com a casa, com os filhos e ainda ajudar as crianças com a educação a distância nessa quarentena por conta do coronavírus. Mas, para quem tem filhos adolescentes, essa pode ser uma ótima oportunidade para incentivá-los a desenvolver autonomia e independência. Veja algumas dicas de estudos para adolescentes, para não se perder entre aulas onlines e lições:

LEIA TAMBÉM:
Educação em casa: como conciliar com o home office?
Coronavírus: capacho e tapete de entrada devem ser eliminados

Mantenha uma rotina regrada

Tente manter uma rotina saudável, com horários específicos para dormir, acordar e comer. Tente dormir e acordar cedo e manter horários de estudos similares aos que teria na escola.

Faça o que gosta

Além das atividades escolares, procure fazer conteúdos que você curte. Leia livros sobre assuntos que lhe interessam. Assim é possível exercer a leitura também durante o lazer. Você também pode ver séries e documentários sobre temas trabalhados pela escola.

Controle o uso dos dispositivos eletrônicos

Sabemos que é impossível ficar sem eletrônicos, mas tente usar a internet com moderação. Tenha horários determinados para atividades como jogar videogame, por exemplo, e faça atividades offline, como leitura e exercício físico.

Estabeleça prioridades nos estudos

Defina os horários de cada atividade, como acompanhamento das aulas, realização das tarefas, participação nas videoconferências, etc. Faça um planejamento da semana e do dia, para não se perder.

Separe os horários de estudo e de lazer

Divida seu dia com horários das atividades obrigatórias da escola e das atividades de lazer, para manter o foco nas tarefas.

Realize pausas frequentes

Faça um descanso entre uma aula e outra, para espairecer. Não leve comida para a mesa de estudos. Faça uma pausa apropriada para um lanche e não deixe de fazer atividades físicas.

Arrume-se para os estudos

Cuide da higiene pessoal e não fique de pijama o dia todo. A atitude mental é fundamental para levar a sério a rotina de trabalho. Alguns alunos até preferem vestir o uniforme para estudar, mesmo em casa.

Mantenha contato com os colegas

As relações sociais devem ser mantidas. Conectar-se com colegas pode ajudar a tirar dúvidas e trocar conhecimento e informação.

Aprenda algo novo

Use o tempo que antes estaria em deslocamento pela cidade para aprender ou realizar algo novo. Você pode fazer um curso online.

Aproveite a companhia da família

Valorize os momentos com os pais e irmãos. Desconecte-se dos eletrônicos durante as refeições. Ajude nos afazeres da casa. Crie momentos agradáveis, como assistir a um filme em família.

Cuide da saúde mental

Se estiver se sentindo deprimido ou ansioso por conta da pandemia, dos estudos ou por qualquer outro motivo, converse com seus pais.

Ajude o próximo

Envolva-se com alguma atividade filantrópica. Ofereça ajuda virtual, apoie alguma iniciativa solidária, protagonize pequenas ações cooperativas.

Fontes: Bruna Elias, diretora pedagógica do Colégio Brasil Canadá e Márcio Perrote, orientador educacional do Colégio Franciscano Pio XII