Nomes de bebê ligados à natureza são tendência no Brasil

Public Domain Pictures

Os nomes preferidos das famílias brasileiras para batizar seus bebês, em 2019, foram Miguel e Helena. Miguel, aliás, é o campeão absoluto há dez anos, com exceção de 2010, quando Gabriel foi o nome masculino mais escolhido. Os cinco nomes mais populares para meninos são MiguelArthurHeitorBernardo e Théo.

Já o nome Helena desbancou Alice como o mais usado para meninas em 2018 e permaneceu em primeiro lugar em 2019. Os cinco nomes mais registrados para meninas são HelenaAliceLauraManuela e Isabella.

Os dados são da plataforma Baby Center a partir do cadastro de mais de 480 mil bebês nascidos neste ano.

Segundo o Baby Center, há uma tendência clara de uso de nomes femininos ligados à natureza, como Aurora, que já está entre os 50 nomes mais usados para meninas, e Pérola.

Outros nomes ligados à natureza são menos frequentes, mas estão ganhando adeptos e, segundo a previsão da plataforma, devem ficar cada vez mais frequentes. Eles são: FloraMelSafiraJasmim e Amora.

Outra tendência detectada pelo Baby Center é que está diminuindo o uso de nomes com som afrancesado terminados em -elle/-elly para meninas, como Isabelly ou Gabrielle. E estão em alta nomes internacionais e curtos, tanto masculinos como femininos, como NoahGaelChloe e até Zoe, como fez a apresentadora Sabina Sato.