Pesquisadores da USP querem ouvir as mulheres que estão grávidas durante a pandemia

Pesquisadores da USP querem ouvir as grávidas na pandemia
Imagem de Ömürden Cengiz por Unsplash

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) estão desenvolvendo um projeto com o objetivo de verificar o impacto da pandemia da covid-19 na vida das grávidas. Para isso, os membros da equipe de estudo pedem a participação de gestantes por meio do preenchimento de um formulário pela internet.

LEIA MAIS:

“Os benefícios da pesquisa são dar visibilidade às repercussões da pandemia pelo novo coronavírus sobre as gestantes, o que irá colaborar para ações específicas de cuidado pelos profissionais e serviços de saúde”, explicam os pesquisadores na convocação (entre no site para se cadastrar).

Eles asseguram que as informações são confidenciais e que os dados da pesquisa serão somente divulgados nos meios científicos. “Você tem plena liberdade para participar e tem assegurado o direito de recusar-se a ou retirar seu consentimento a qualquer momento, sem que isso lhe traga qualquer prejuízo. Sua identidade será sempre preservada e será garantido o caráter confidencial das informações que prestar.”

Os pesquisadores lembram também que não haverá qualquer tipo de benefício financeiro para as gestantes que aceitarem preencher o formulário, assim como não estão previstas despesas decorrentes do estudo sobre grávidas na pandemia. “Caso haja gastos comprovadamente relacionados à sua participação, estes serão ressarcidos mediante deposito bancário identificado. Salientamos também que eventuais danos comprovadamente relacionados à participação na pesquisa serão indenizados.”