Podcast: como cuidar da saúde mental das crianças nesta quarentena?

saude mental crianças

Se o isolamento social por conta da pandemia de coronavírus está difícil para os adultos, como estão as cabecinhas das crianças? Precisamos falar sobre a saúde mental das crianças.

LEIA TAMBÉM:
Como lidar com a ansiedade das crianças nesta quarentena?
Plantas dentro de casa: aqui está o que você precisa saber antes do inverno

Neste episódio, as jornalistas e mãe Juliana Tiraboschi, Bárbara dos Anjos Lima e Camila Borowsky  discutiram esse tema e conversaram com a mestre em psicologia Maria Tereza Maldonado para entender melhor como o estresse da quarentena está afetando os pequenos e como podemos minimizar essas angústias e preservar a saúde mental das crianças.

Segundo Maria Tereza, a ansiedade e, às vezes, até a depressão provocadas pela situação que estamos vivendo pode tornar o ambiente mais tenso e explosivo. Para minimizar a tensão, a psicóloga recomenda muito diálogo e que os pais encorajem as crianças a falarem sobre suas angústias, medos e frustrações.

A psicóloga recomenda também que os adultos deixem que as crianças participem também da organização da nova rotina e que também tenham suas atribuições nos cuidados com a casa. “É uma oportunidade para todos desenvolverem novos hábitos e habilidades”, diz.

Ouça o episódio: