“King Richard”: pai dedicado ou tóxico?

Outro dia assisti ao filme “King Richard” e fiquei pensando sobre até onde um pai ou mãe deve ir para incentivar os talentos dos filhos.

No filme, Will Smith interpreta Richard Williams, pai das estrelas do tênis Venus e Serena Williams. A história mostra como Richard não mediu esforços para tornar as meninas duas das maiores atletas de todos os tempos.

Richard montou um plano de carreira de 78 páginas antes mesmo das meninas nascerem, as fazia treinar exaustivamente até debaixo de chuva e era muito rígido com a educação das filhas.

Por um lado, fiquei pensando que talvez, sem essa obstinação, duas meninas negras não tivessem conseguido vencer as barreiras de um esporte tão branco e elitista, mesmo com todo o talento delas.

Por outro, acho bizarro um pai montar um plano de carreira para um filho que ainda não nasceu. E se elas não quisessem seguir esse caminho? E se elas tivessem fracassado? Como ia ficar a saúde mental delas depois de tanta pressão?

Sem falar em outros pontos controversos. Segundo reportagem da revista Veja, que compara acontecimentos mostrados no filmes com fatos reais, Richard escondeu os anticoncepcionais da esposa para ela engravidar das meninas.

Além disso, ele teve vários outros filhos fora desse casamento, aos quais ele não deu nem de longe a mesma atenção que dedicou a Venus e Serena.

Enfim, admiro muito a trajetória e o talento de Venus e Serena, mas não consigo achar bonito um pai ser negligente com alguns filhos para se dedicar a outros. A atuação de Will Smith foi super elogiada e ele inclusive venceu o Oscar de melhor ator em 2022. Tanta exaltação ao ator pode transferir uma admiração coletiva ao pai, que sim, foi um cara super determinado, focado e dedicado. Mas…não acho que vale tudo para transformar os filhos em profissionais bem sucedidos e acho que não podemos transformar as pessoas em heróis ou heroínas, pois ninguém está isento de falhas.

Ah, queria só destacar que adorei as atuações das atrizes que fazem Venus e Serena, Saniyya Sidney e Demi Singleton.

E vocês, o que acharam do filme?

Deixe uma resposta