
As aulas nas escolas voltaram após as férias de julho. Depois daqueles primeiros dias mais tranquilos, em que as crianças ainda estão se readaptando, agora a rotina voltou para valer e as lições de casa retornaram para o dia a dia dos alunos.
Leia também:
Em busca da escola ideal
Para ajudar os pequenos a se reorganizarem pós-férias e terem mais conforto e capacidade de concentração, reunimos dicas da personal organizer Nalini Grinkraut, especialista em consumo consciente e mãe de duas crianças.
1 – Escolha um local específico para a criança estudar. Se não houver espaço para uma mesa no quarto dela, escolha algum outro local da casa para que ela saiba que deve utilizar sempre o mesmo.
2 – Defina também um espaço, como uma gaveta ou prateleira, para guardar o material necessário, como estojo, caderno, livros, entre outros.
3 – Avalie também se o espaço de estudos é tranquilo ou se há muitos estímulos visuais e eletrônicos, pois isso pode atrapalhar sua concentração. Busque espaços mais silenciosos.
4 – Incentive e relembre sempre seu filho de utilizar esse espaço, para que ele crie o hábito.
5 – Ensine seu filho a sempre guardar de volta o material que utilizou no local escolhido para isso. Talvez você precise mandar ele fazer isso todos os dias, mas é importante criar o hábito.
“É importante que toda a casa também colabore para que as distrações sejam as menores possíveis”, diz Nalini, que é autora do livro “Casa Arrumada, Vida Leve” (editora Harper Collins).
Além das dicas de Nalini, acrescentamos aqui algumas outras ideias para tornar a rotina de estudos mais tranquila:
– Tente definir um horário para o seu filho fazer a lição, essa repetição ajuda a criança a lembrar de seus afazeres.
– Se a lição for grande ou cansativa, permita que a criança divida a tarefa e descanse ou brinque entre uma etapa e outra.
– Ajudar é muito diferente de fazer pela criança. Oriente, dê dicas, mas resista à tentação de fazer por eles quando estiverem com dificuldades.
– E, por fim, tente ensinar a criança a não deixar para fazer a lição na última hora, naqueles últimos minutos antes de sair para ir para a escola. Se for possível fazer um dia antes, melhor ainda.
