Seis maneiras criativas de promover o distanciamento entre crianças

Seis maneiras criativas de promover o distanciamento entre crianças
Imagem: Reprodução/Twitter

Manter o distanciamento social entre as crianças – medida recomendada para evitar a disseminação do novo coronavírus – é um dos desafios enfrentados pelas escolas de educação infantil na volta às aulas presenciais. Confira seis maneiras criativas de promover o distanciamento entre as crianças, compiladas pelo site Bebê.

LEIA MAIS:

1. Cumprimentos especiais

Acenar de longe, fazer um coração com as mãos, sorrir, dançar sem contato com o parceiro são algumas das ideias propostas por um cartaz fixado na entrada de uma sala de aula. Com esses cumprimentos especiais, o distanciamento social entre as crianças está garantido.

2. Chapéus com abas longas

Essa é uma estratégia lúdica para as crianças. Em diversas escolas, os próprios alunos e professores confeccionaram chapéus com longas abas usando materiais variados – papelão, EVA, balões. O resultado é divertido e eficaz.

3. Asas compridas

O conceito é o mesmo dos chapéus: as asas podem ser criadas pelas crianças durante as aulas de artes e adotada nas outras disciplinas. Escolas na China, na Turquia e em Taiwan colocaram essa ideia em prática para assegurar que as crianças não fiquem coladas umas nas outras.

4. Adesivos lúdicos no chão

Uma escola nos Estados Unidos colou adesivos coloridos em formato de pé para indicar onde as crianças devem se posicionar quando precisam ficar paradas. Serve para fila do banheiro, da cantina, para entrar ou sair da sala de aula.

5. Carteiras customizadas

Para atenuar a aparência intimidante das divisórias de acrílico nas carteiras individuais, uma professora nos Estados Unidos resolveu customizar sua sala de aula. Qual criança não gostaria de ter um carrinho no lugar de uma carteira de madeira sem graça?

6. Atividades com bambolês

Seja para colocar no chão ou na cintura, os bambolês ajudam a manter o distanciamento social entre as crianças. Embora não seja uma opção durável, as atividades com o acessório podem incentivar a prática entre os pequenos alunos.