A arte de não fazer nada

3955485997_c85087694d_z
Aqui neste site vamos sempre falar de brincadeiras e atividades divertidas e instrutivas para fazer com as crianças. Mas sabia que também é importante reservar um tempo para não fazer nada?

“As crianças precisam de tempo para olhar e pensar, sem objetivo e compromisso. Até para se entediar”, afirmam Ivan Capelato, David Moisés e Angela Minatti no livro “Prepare as Crianças para o Mundo” (Editora dos Autores, 2006). Essa pausa é importante para os pequenos juntarem imagens, sensações e lembranças que vão gerar símbolos que dão sentido à vida. “É uma experiência que une o mundo concreto e o interno, real e imaginário”, dizem.

O fazer nada é absolutamente necessário para a criança entrar em contato com as suas emoções e a própria solidão, construindo sua individualidade.

É importante também deixar que as crianças observem o jeito como os adultos fazem as coisas: como cozinham, cuidam da casa, conversam uns com os outros, se organizam etc. “É preciso oferecer ocasiões despretensiosas, em que adultos e crianças ficam juntos por ficar, sem programa”, afirmam os autores de “Prepare as Crianças para o Mundo”. Nesses momentos os filhos imitam, buscam formas de se identificar com os adultos e colhem material para formar uma memória afetiva.

Importante lembrar sempre disso para não sobrecarregarmos nossos pequenos com mil atividades e brinquedos, não é?

Foto: by-sa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s