Passear com criança é tudo de bom

Passeio com criança

Hoje é Sexta-feira Santa, dia de feriado. Para os pais que trabalham fora, é um dia a mais na semana para curtir os filhotes. E o que fazer com as crianças? Passear, é claro, para apresentar novos estímulos e explorar os sentidos.

Leia também:
Os primeiros brinquedos do bebê
Você sabe brincar com seu bebê?

Para crianças menores, de até cinco anos, uma simples ida a um parque ou praça pode ser um evento e tanto. Mostrar a cor das árvores e plantas, sentir novas texturas, como a terra sob os pés, e observar insetos e pássaros são atividades muito interessantes para os pequenos.

Prestar atenção nas coisas que no dia a dia corrido passam batido e ouvir músicas novas também são dicas para ter um dia estimulante. E não esqueça das brincadeiras simples que costumam agradar às crianças menores, como soprar bolhas de sabão, chutar bolas e encher bexigas.

“Às vezes queremos sofisticar, mas elas se divertem com pouco ”, disse a psicóloga Lia Gonsales em entrevista ao Cabeça de Criança. “O mais importante é a atenção, a conversa e deixar um pouco de lado os eletrônicos que usamos quando precisamos distrair a criança para fazermos alguma coisa.”

a partir dos cinco anos, quando a criança tem um entendimento geral maior e passa mais tempo acordada durante o dia, os passeios podem ser um pouco mais elaborados. Nessa idade, teatro e cinema são ótimas pedidas. “Outra dica é procurar passeios alternativos e visitar bairros diferentes do seu”, afirma Lia. Em São Paulo, por exemplo, há tours guiados pelo centro e roteiros temáticos, com audioguia, disponíveis no site da SPTuris.

Passear de metrô ou ônibus é interessante para crianças que só andam de carro. Atividades esportivas, como jogar um esporte de quadra ou andar de bicicleta, também atraem a atenção dos maiorzinhos.

Mas o mais importante é aproveitar o tempo livre para reforçar a proximidade das crianças com a família. Não apenas pai e mãe como também avós, tios, primos e até amigos próximos. “Essa convivência faz com que as crianças sintam-se cuidadas e seguras e gera uma percepção de ter com quem contar”, diz Lia.

Bom feriado e aproveitem!

Foto: Visit Greenwich88x31

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s