Leitores desde o berço

Erica_Firment

Você já leu para o seu bebê hoje? Nunca é cedo demais para apresentar o mundo das letras para o seu filhote. Por volta de seis meses, ou até antes, você já pode começar a oferecer livros para seu filho. Nessa fase, os ideais são os de pano, de plástico macio ou os de papelão grosso, com pontas arredondadas, que eles possam manusear sem se machucar ou rasgar o livro.

Leia também:
5 dicas para uma boa soneca diurna
Brincar é coisa séria

As vantagens de ler para bebês são muitas: a atividade incentiva o desenvolvimento da linguagem, mesmo que a criança ainda não seja capaz de falar, e estimula a curiosidade, a capacidade de memória e a habilidade de prestar atenção. Além disso, o momento de leitura pode aprofundar o vínculo entre o bebê e os pais e formar uma associação positiva com os livros que a criança vai levar para a vida.

Mas não precisa encarar a leitura como uma lição de casa ou atividade obrigatória. Ler pode e deve ser uma diversão para o bebê. Eles geralmente adoram ver as figuras, sentir as diferentes texturas exibidas nas páginas (existem livros maravilhosos que usam diferentes materiais para estimular o tato da criança) e aprender o nome dos objetos e animais.

Não precisa também se prender ao texto. Mostre as cores, fale o nome das figuras e invente outras histórias a partir das imagens. Você vai ver que o livro vai se tornar um objeto tão ou mais atraente para o bebê quanto qualquer outro brinquedo.

Fonte: Organização Reach Out And Read

Foto: Erica Firment88x31

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s